CALOR E SAÚDE: PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR
O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no âmbito do Plano de Saúde Sazonal/Verão, em vigor desde 1 de maio, recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus perante temperaturas elevadas.
Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.
Assim, nos dias de maior calor:
· Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
· No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
· Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
· Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
· Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
· Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
· Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
· Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
· Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
· Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
· Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
· Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.
Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:
· Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
· Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o Sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao Sol ao fim de algumas horas.
· Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
· Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
· Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
· Não consuma água de fontenários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.
Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda as seguintes fontes:
Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal – Verão.
Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional, informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso País, bem como ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.